Regulamento Geral

1 – ÂMBITO

O disposto no presente regulamento aplica-se ao ginásio com a denominação Vital – saúde, desporto e bem-estar, propriedade da Equilíbrio Diário, Lda, vinculando todos aqueles que o frequentam, designadamente os seus clientes e sem prejuízo dos direitos e deveres especiais previstos nos contratos celebrados entre o cliente e a Equilíbrio Diário, Lda, ou dos regulamentos particulares de cada área doVital, como, por exemplo, a piscina. A estrita observância do disposto no Regulamento é essencial para a convivência de todos os clientes e para o bom funcionamento do Vital, pelo que se agradece a colaboração de todos.

2 – ADESÃO E DIREITOS DE USO

  •  Os serviços e instalações da Equilíbrio Diário, Lda são na generalidade destinados aos seus clientes. O estatuto de cliente vigora a partir da sua adesão, o que se fará através da inscrição e pagamento dos valores previstos na tabela de preços, que estará sempre afixada na recepção (preçário) e cujos valores e descrições fazem parte integrante do presente regulamento. Nos valores são aplicados IVA à taxa legal em vigor para os respectivos serviços. A qualidade de cliente depende da aceitação integral dos termos e condições aqui estabelecidos, bem como dos regulamentos em vigor. A Equilíbrio Diário, Lda reserva-se o direito de indeferir qualquer pedido de adesão.
  •  As modalidades e serviços ao dispor do cliente da Equilíbrio Diário, Lda, encontram-se definidos no presente Regulamento, reservando-se a Equilíbrio Diário, Lda à faculdade de, em qualquer momento, modificar ou alterar os preços, serviços prestados ou os equipamentos disponíveis, sempre que se verifique necessário. Todas as alterações serão informadas aos sócios através de aviso geral afixado para o efeito, em local bem visível com uma antecedência de oito dias, salvo em situações emergentes que a isso obriguem.
  •  O acesso às instalações é feito atavés no número de cliente que é pessoal e intransmissível. Para aceder às instalações e serviços do Vital o cliente deve, a todo o momento, saber o seu número de cliente. Caso o cliente não se recorde do seu número pode, com um documento de identificação, recuperá-lo na recepção. A utilização do número de cliente por outro indivíduo é punida com o cancelamento da inscrição, não havendo, neste caso, lugar à restituição de nenhum valor já pago.

3 – INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

A) Para efetuar a inscrição na Equilíbrio Diário é necessário:

  • Preencher a ficha de adesão;
  • Entregar comprovativo de NIB (nas modalidades com fidelização anual);
  • Efetuar o pagamento da inscrição;
  • Tomar conhecimento do regulamento;
  • Pagar o seguro anual

B) O período de adesão anual (correspondendo a um período de 12 meses, contados da data de início do contrato), podendo a inscrição ser realizada em qualquer altura do ano. As adesões são automaticamente renovadas se 30 dias antes do fim do contrato nenhuma das partes o denunciar por escrito.

C) Todos os contratos com pagamento por débito direto estão protegidos contra qualquer tipo de aumento de preços, exceto se existir aumento de IVA, ao longo do período de 12 meses, findo este período pode haver ajustamentos aos preços e aos serviços incluídos na modalidade de adesão do contrato.

D) A utilização pelo cliente dos serviços e instalações da Equilíbrio Diário, Lda depende do pagamento da inscrição, da mensalidade, bem como do seguro anual, em vigor no momento de adesão ou renovação e constante na tabela de preços.

G) A verificação de atrasos nos pagamentos, ou a sua falta, implica a impossibilidade de acesso às instalações da Equilíbrio Diário, Lda por parte do cliente. Às mensalidades que não forem cobradas até ao dia 8 de cada mês, acresce uma penalização de 10%. As mensalidades não são transferíveis no todo ou em parte de mês para mês.

H) O Sócio dispõe de três modalidades de pagamento, optando por uma delas com a subscrição do presente acordo:

  • Pagamento Total Anual: Pronto pagamento.
  • Débito Direto Mensal: Pagamento feito por débito em conta a partir no dia 6 de cada mês.
  • Pagamento na recepção do Vital: Pagamento a efectuar até ao dia 8 de cada mês, após o que acresce uma penalização de 10%.

J) No prazo de 12 dias, (para a opção do Débito Direto), se o pagamento não for efetuado, será intentada acção judicial contra o cliente, através dos meios legais. O cliente fica impedido de aceder às instalações, porém, isto não significa que não terá de pagar os meses em falta para o fim do seu contrato.

K) Se o cliente cancelar a autorização de Débito Direto, ou solicitar a revogação do mesmo, a Equilíbrio Diário, Lda terá o direito a cobrar a título de penalização extra de 25€ (vinte e cinco Euros) por cada mês em falta até ao final do contrato, e o direito a cobrar a totalidade do montante remanescente do período em falta do contrato, ao que poderão acrescer despesas processuais.

I) O cliente que adere ao pagamento por débito directo obtém, por essa via, um desconto mensal significativo, sendo a contrapartida para este desconto, o cumprimento integral do tempo contratado.

4 – IDADE MÍNIMA

A idade mínima para assinar contrato com a Equilíbrio Diário, Lda é de 18 (Dezoito) anos. Quando o cliente for menor de idade, só poderá fazer a sua Inscrição devidamente acompanhado pelo seu Representante Legal, e será essa mesma pessoa a assinar contrato com a Equilíbrio Diário, Lda, bem como a autorizar que o menor frequente o Vital e as modalidades por ele seleccionadas. Ainda assim, o Vital reserva-se o direito de impedir a entrada nas instalações, ou em algumas modalidades, de clientes que não revelem a maturidade física ou psíquica necessária, de acordo com a avaliação do Director Técnico.

5 – TRANSFERÊNCIA DE CONTRATOS E CANCELAMENTOS

A) Se o cliente solicitar transferência do contrato para outra pessoa, terá de pagar uma taxa administrativa no valor de 15€ (quinze euros). Este valor inclui, uma adenda ao contrato existente, bem como a reutilização do mesmo número de cliente.

B) O contrato pode ser cancelado pelo sócio, através de comunicação escrita, com aviso prévio de 30 (trinta) dias dirigida à Equilíbrio Diário, Lda, antes de decorrido o seu termo nas situações de:

  • Doença ou invalidez permanente, impeditivas da prática de todas as actividades do Vital, comprovadas pelo médico, por escrito;
  • Despedimento, comprovado, por escrito, pelo IEFP;
  • Gravidez;
  • Transferência de local de trabalho para fora do concelho;
  •  Mudança de residência para fora do concelho.
  • C) A Equilíbrio Diário, Lda poderá cancelar a inscrição de qualquer cliente por incumprimento do Regulamento Geral, do Regulamento da Piscina ou por não acatar as instruções dos professores, não havendo lugar a qualquer reembolso.
  • D) A Administração do Vital reserva-se ao direito de admitir convidados e visitantes, bem como de reservar lugares nas aulas paras estas pessoas.

6 – SALAS DE EXERCÍCIO

A) Cada cliente deverá trazer para o treino uma toalha de treino e de sapatilhas, que não podem, em circunstância alguma, vir calçadas da rua;

B) Os sócios deveram colocar todos os equipamentos de pesos livres no devido lugar após a sua utilização;

C) Não são permitidos treinadores pessoais (Personal Trainers) que não pertençam ao Vital. As únicas pessoas que podem ministrar treino nas instalações do Vital são os seus professores e Personal Trainers;

D) O cliente que voluntariamente ou por uso irresponsável, danificar um aparelho, equipamento ou instrumentos utilizados no Vital ficará obrigado a regularizar a sua reparação ou indemnizar a Equilíbrio Diário, Lda pelo valor do equipamento novo no mercado, sem prejuízo de outras punições, inclusive rescisão contratual, sem qualquer encargo a ser suportado pela Equilíbrio Diário, Lda. Este valor é passível de execução, com a implicação do pagamento dos encargos processuais e honorários de advogados a serem suportados pelo cliente.

10 – CACIFOS

A)Todos os clientes terão direito a um cacifo individual aleatório. Os cacifos estão munidos de fechadura, sendo necessário que o cliente traga um cadeado para poder guardar os seus bens enquanto treina. O uso do cacifo pelo cliente não implica um contrato de guarda, em que a Equilíbrio Diário, Lda se responsabilize pelos bens dos clientes. Em todo o caso, os clientes são aconselhados, para sua segurança, a não trazer objectos de valor, ou dinheiro para o Vital.

B) No final da sua utilização deverão deixar o cacifo aberto e sem qualquer bem no seu interior. Caso o cacifo se encontre fechado no dia seguinte de manha, o mesmo será aberto e os seus bens serão retirados. Se após uma semana, não forem levantados na recepção, serão doados a uma instituição de caridade;

D) Existe a possibilidade de alugar um cacifo, pelo valor afixado na tabela de preços. Os cacifos alugados devem permanecer fechados pelo cliente O aluguer do cacifo pelo cliente não implica um contrato de guarda, em que a Equilíbrio Diário, Lda se responsabilize pelos bens dos clientes;

11 – COMPORTAMENTO

A) Os clientes devem tratar com educação e civismo os demais clientes e profissionais do Vital;

B) Não será permitida linguagem insultuosa, abusiva ou grosseira, bem como quaisquer comportamentos que perturbem o bem-estar ou as actividades dos outros clientes ou o normal funcionamento do Vital;

C) Não será permitido o acesso ao Vital de clientes que se encontrem sob o efeito de álcool ou narcóticos;

D) É proibido fumar em todas as áreas do Vital, inclusivamente nos balneários. A serem detectados casos de doping, a inscrição do cliente será de imediato cancelada e o referido cliente impedido de aceder às instalações.

E) O incumprimento das normas referidas neste capítulo pode ser motivo para a proibição de acesso às instalações do Vital, sem prejuízo do pagamento dos valores contratados até ao final pelo cliente.

F) Não é permitido o uso de telemóveis nas aulas de grupo. Na sala de musculação e cardio, o telemóvel pode ser usado, nomeadamente para aceder à aplicação de treino do Vital, mas deve estar em silêncio.

12 – SEGURANÇA E HIGIENE

Por razões de segurança e saúde os clientes deveram respeitar as seguintes normas:

– O vestuário dos clientes deverá estar limpo e deverá ser adequado para a prática de exercício físico. Não são permitidas roupas que deixem destapadas grandes superfícies corporais;

  • O calçado utilizado para a prática de actividade física no clube não poderá ser utilizado fora das instalações;
  • É obrigatório o uso de toalha de treino nos equipamentos. Aos clientes que suem abundantemente pode ser solicitado o uso de duas toalhas. O cliente deve, a todo o momento, limpar as áreas onde o seu suor cair;
  •  As crianças não podem aceder às áreas de treino, a menos que se tratem de aulas em que estão inscritas;
  •  Não é permitido comer nas zonas de treino e nos balneários;

13 – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário de funcionamento geral:

  • segunda-feira a sexta-feira das 7h00 às 22h00
  • sábado das 9h00 às 18h00
  • domingo das 9h00 às 13h00

Poderá haver ajustes a este horário em ocasiões festivas ou em períodos de férias, que serão atempadamente comunicadas.

14 – CONDIÇÕES GERAIS

A) Os clientes devem comunicar na recepção com a maior brevidade possível qualquer mudança de morada, telefone, e-mail ou NIB que tenham fornecido aquando da sua inscrição de forma a garantir boa comunicação e prestação dos serviços. O cliente concorda e aceita que a Equilíbrio Diário, Lda utilize o seu e-mail e o seu numero de telemóvel para lhe enviar informações sobre campanhas e novos produtos ou serviços. Todos os dados dos Sócios vão ter um processamento automático para uma base de dados, e vão ser tratados sob a lei de protecção de dados pessoais;

B) Poderá ser impedido o acesso ou permanência no clube a quem se recusar a pagar os serviços que pretende realizar, e a quem não demonstre um comportamento adequado provocando distúrbios ou actos de violência;

C) A Equilíbrio Diário, Lda reserva-se ao direito de rescindir contratos, sem quaisquer ónus, dos clientesque não cumpram o presente regulamento;

D) A Equilíbrio Diário, Lda agradece os comentários, sugestões e reclamações que podem ser feitas usando o endereço de email: admin@ginasiovital.pt. Na recepção do Vital existe um livro de reclamações.

F) Os sócios tomarão conhecimento do regulamento aquando da sua inscrição, no entanto este estará permanentemente afixado na recepção;

G) O presente regulamento faz parte integrante do contrato de adesão de cada sócio;

H) À Equilíbrio Diário, Lda não pode ser imputada responsabilidade no caso de perdas devido a estragos ou furto ou roubo dos pertences dos clientes no interior das suas instalações;

I) A Equilíbrio Diário, Lda reserva-se ao direito de alterar horários ou preços comprometendo-se em qualquer um dos casos a afixar as respetivas alterações em local visível e em tempo útil;

J) A admissão dos clientes pressupõe a aceitação e o cumprimento integral de todas as condições, regulamentos, normas e preços;

l) A alegação de desconhecimento deste regulamento não poderá ser aceite como argumento para o não cumprimento do mesmo uma vez que a inscrição não será efetiva sem que o mesmo seja assinado como forma de concordância. A Equilíbrio Diário, Lda reserva-se ao direito de alterar o presente regulamento bastando para o efeito uma comunicação geral colocada em local bem visível.

Toda e qualquer situação que possa surgir e que não esteja especificamente prevista no presente regulamento, será regulada segundo os casos análogos que aqui estejam apresentados e, na falta destes, a lei geral no que à responsabilidade civil diga respeito.

Política de Privacidade

Que dados recolhemos?

Quando participa numa das nossas campanhas ou preenche um dos nossos formulários, reunimos e armazenamos informações como o seu nome, sexo, endereço de e-mail e número de telefone. Se se tornar cliente, recolhemos igualmente a sua data de nascimento, morada e detalhes de pagamento. Na avaliação física recolhemos dados de saúde, fisiológicos e antropométricos Nunca recolhemos mais informação do que a que é necessária para personalizar a sua interacção com os nossos serviços.

Quem vai ter acesso aos seus dados?

Os dados que recolhemos são utilizados apenas pelos funcionários, na medida do que for necessário para o cumprimento das suas funções (por exemplo, Personal Trainers, nutricionistas, fisioterapeutas). A título de exemplo: a informação de avaliação física pode ser partilhada entre nutricionistas e Personal Trainers, mas não será acessível ao pessoal da recepção ou a comerciais.

Para que servem os seus dados?

Os dados que armazenamos servem para orientar a prática dos nossos profissionais na interacção com o cliente, nomeadamente, para adequar os treinos e os planos alimentares às limitações, idade, objectivos e estilo de vida de cada pessoa. Servem também para o manter informado de outros serviços ou produtos que, entretanto, forem surgindo e que possam ir de encontro aos seus objectivos.

Como pode aceder, modificar ou apagar os seus dados?

Para aceder aos seus dados ou para os modificar pode dirigir-se à recepção, ou mandar-nos um email para: admin@ginasiovital.pt. Uma vez que a Equilíbrio Diário, Lda não solicita mais dados do que aqueles que necessita em cada momento, os seus dados só deverão ser apagados em caso de cancelamento. Uma vez que muitos clientes, em alguns períodos, deixam de treinar, mas mais tarde voltam aos treinos, a Equilíbrio Diário, Lda mantém os dados armazenados na sua base de dados, a menos que o cliente solicite por escrito a sua remoção.